top of page
Buscar

Como a geração influencia quem somos?

Atualizado: 12 de jul. de 2023

Os seres humanos evoluíram como sociedade quando conseguiram estabelecer-se em lugares diferentes. A partir desse momento, e por muitos fatores, a espécie dá um salto. Hoje, somos mais de 7 bilhões de pessoas divididas em seis continentes, com várias nações, vilas, cidades, tribos e muito mais.

No entanto, os seres humanos não são diferenciados apenas pela localização geográfica, mas também pela idade e geração a que pertencem. Isso ocorre porque, em determinados momentos, eventos globais e regionais influenciam a maneira como os indivíduos são inseridos socialmente, criando um fenômeno conhecido como Zeitgeist. Esse termo pode ser definido como o "espírito da época".

É por isso que pessoas que não se conhecem tendem a ter uma visão de mundo semelhante. E você provavelmente já ouviu sobre como pensa de forma diferente das pessoas muito mais jovens que você. Essa diferença é em grande parte causada pela mudança do Zeitgeist ao longo do tempo, juntamente com os valores.


Por exemplo, recentemente, duas gerações se envolveram em um conflito que foi amplamente divulgado pela mídia. A chamada geração Z dominou as mídias sociais e começou a ridicularizar os chamados Millennials, a geração que “descobriu” a internet. De repente, os Millennials se viram desbancados como os jovens modernos, substituídos por uma geração que surpreendentemente já chegou à idade adulta.

Quer mais exemplos? A maioria dos adultos entre 20 e 30 anos ouviu de seus pais (geração X) sobre a importância da estabilidade no mercado de trabalho! Quase todos têm um primo que passou em um concurso público e é considerado um exemplo a ser seguido. Afinal, "não há estabilidade maior do que a oferecida por um cargo público", alguns dizer. No entanto, os Millennials são imediatistas, querem tudo e querem para ontem. São uma geração destemida diante da mudança, dinâmica e impulsiva: a geração que deu origem à ideia das Startups.

E o que isso significa? Significa que o mundo muda! As gerações mudam junto com o mundo e moldam o mundo. A diversidade geracional influencia quem somos, como vemos as coisas e como nos encaixamos na sociedade. O ano em que você nasceu definitivamente influencia quem você será, simplesmente porque o Zeitgeist exige isso. Portanto, não se assuste se um dia você acordar sendo chamado de antiquado e conservador. O segredo está em conciliar a experiência daqueles que vieram antes de nós com a iniciativa e inovação daqueles que estão chegando. Tudo isso sem perder nossa essência, nossos valores e o que buscamos.


Referências:

Araújo, J. M. C. D. (2015). Zeitgeist e comunicação: Relações, influencias e usos.


Dos Santos, C. F., Ariente, M., Diniz, M. V. C., & Dovigo, A. A. (2011). O processo evolutivo entre as gerações x, ye baby boomers. Anais do XIV SEMEAD Ensino e Pesquisa em Administração, 13.


Grubb, V. M. (2018). Conflito de gerações: desafios e estratégias para gerenciar quatro gerações no ambiente de trabalho. Autêntica Business.






bottom of page