Você já sentiu que está perdendo tempo ao dormir? Costuma ficar acordado até tarde realizando tarefas que poderia fazer em outro momento? Se tem sentido estresse, falta de concentração, exaustão ou falta de motivação, este texto é para você!
Apesar de todos saberem que dormir é importante, é comum negligenciarmos o sono e não o priorizarmos em nossa rotina diária. No entanto, a ciência já comprovou e explica que um adulto saudável precisa de 7 a 9 horas de descanso, variando de acordo com cada pessoa. Caso contrário, tanto nossa saúde mental quanto física podem ser afetadas.
Uma noite de sono não serve apenas para fazer a transição de um dia para o outro. Durante o sono, consolidamos as memórias adquiridas ao longo do dia e realizamos uma "limpeza" mental, descartando informações desnecessárias e abrindo espaço para conhecimentos úteis. Em outras palavras, é durante o sono que verdadeiramente aprendemos! O sono também está diretamente relacionado à nossa concentração e motivação, ou até mesmo à nossa energia. Ele não apenas melhora nosso humor, mas também nos deixa mais animados, concentrados e melhora nosso desempenho nas atividades diárias. Resumindo: dormir bem aumenta a qualidade de vida, nos deixa mais dispostos para os desafios do dia a dia e eleva nossa sensação de bem-estar.
Aqueles que dormem menos frequentemente têm uma imunidade mais baixa, envelhecem precocemente e, além disso, a falta de sono significa que durante o dia você provavelmente escolherá tarefas que exigem pouco esforço, o que pode prejudicar seu desempenho no trabalho e causar prejuízos. Mas não é só isso. Se você busca benefícios para o humor e a motivação, saiba que dormir bem também ajuda a regular suas emoções. Isso significa que se tiver algum aborrecimento durante o dia, será muito mais fácil lidar com ele se você tiver tido uma boa noite de sono anteriormente.
Para saber se você está dormindo bem, tente responder a estas perguntas: Você dorme menos de 7 horas por dia? Acorda com frequência durante a noite? Tem dificuldade em pegar no sono? Continua se sentindo cansado ao acordar? Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, fique atento(a) às dicas que tenho para você.
Tente se expor, sempre que possível, à luz natural, especialmente no início e no final do dia. Isso ajuda nosso relógio biológico a saber quando devemos ficar alertas e quando devemos sentir sono, mesmo que inconscientemente.
Tenha uma rotina. Estabelecer horários regulares para dormir e acordar também contribui para ajustar nosso relógio biológico. Manter uma rotina com horários semelhantes para dormir, acordar, fazer refeições e praticar atividades físicas evita confusões.
Evite consumir café e outros estimulantes no final do dia. Essas substâncias aumentam nosso nível de alerta e podem demorar a serem totalmente eliminadas do nosso corpo (a cafeína, por exemplo, leva de 5 a 7 horas para ser eliminada pela metade).
Mesmo que você não perceba, ambientes barulhentos ou com muita luminosidade (incluindo o uso de telas) podem manter seu cérebro em estado de alerta. Portanto, prepare bem o seu local de sono.
Se tiver dificuldade para pegar no sono, experimente se beneficiar de práticas de meditação mindfulness antes de dormir.
Agora é hora de me despedir e desejar a todos uma ótima noite de sono! Nos encontraremos novamente no próximo texto!
Referências:
Cardoso, T. A., & Chagas, L. D. M. (2019). SAÚDE DO SONO: A IMPORTÂNCIA DO SONO NO DIA A DIA. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas-UNIT-SERGIPE, 5(2), 83-83.
Engle‐Friedman, M., Riela, S., Golan, R., Ventuneac, A. M., Davis, C. M., Jefferson, A. D., & Major, D. (2003). The effect of sleep loss on next day effort. Journal of sleep research, 12(2), 113-124.
Passos, G. S., Tufik, S., Santana, M. G. D., Poyares, D., & Mello, M. T. D. (2007). Tratamento não farmacológico para a insônia crônica. Brazilian Journal of Psychiatry, 29(3), 279-282.
Comments