top of page
Buscar

Desvendando a Criatividade: Você é criativo?

Criatividade: invejada por muitos que acreditam que esta é uma característica reservada a poucos privilegiados, como se estivesse confinada a uma pequena elite. Mas eu digo a você que estão completamente enganados. De acordo com o livro "Neuroscience of Creativity", a criatividade - a capacidade de gerar ideias novas, surpreendentes e valiosas - é um aspecto da inteligência humana em geral. Isso significa que todos nós podemos ser criativos.


Talvez, para muitos, a criatividade ainda seja um mistério, e a busca por respostas internas raramente ajude. Empresários, artistas, cientistas e matemáticos frequentemente relatam que não têm ideia de como suas valiosas novas ideias surgiram. No entanto, isso não impede que a criatividade seja estudada, e atualmente já sabemos algumas coisas sobre atitudes que estimulam essa habilidade.


1) Excesso de trabalho pode despertar ideias

Isso pode parecer estranho e contraditório. Quando estamos cansados, nossa mente tem mais dificuldade para controlar os pensamentos e tendemos a divagar mais. Assim, ideias excêntricas que normalmente seriam filtradas como irrelevantes podem surgir.1 No entanto, é importante ter cuidado com o esgotamento mental, portanto, preste atenção nas próximas dicas.


2) Hobbies criativos geram ideias criativas

A criatividade é algo que pode ser desenvolvido. Pessoas com diferentes hobbies e que dedicam um tempo ao lazer podem ter mais ideias criativas.


3) Experimente atividades diferentes

Normalmente não nos abrimos para a oportunidade de participar de diferentes atividades. Fazer coisas que normalmente não estão em nosso repertório pode ajudar a instigar a criatividade, especialmente quando saímos da famosa "zona de conforto". Experimente assistir a um documentário sobre algo que você não conhece, tomar um banho frio, comer e seguir uma rota diferente para chegar ao trabalho e passar uma noite sem luz.


4) Procure tarefas desafiadoras e permita-se criar coisas sem utilidade

Permanecer na zona de conforto, tanto em casa quanto no trabalho, pode sufocar suas ideias. Em vez disso, tente aceitar ideias que não necessariamente possuam soluções. Lembre-se de anotar sempre que algo surgir em sua mente. Além disso, em algum momento, permita-se criar coisas sem utilidade. Antes de encontrar algo valioso, é comum encontrarmos muito "lixo" ao longo do caminho. Portanto, não espere ter uma ideia criativa espontaneamente, comece rascunhando coisas sem utilidade. Cuide de seu autocrítico interno.


5) Permita-se ficar ocioso quando possível

Estar sempre conectado e ocupado também reduz a criatividade. Em vez disso, os criativos deveriam acolher o tédio e reduzir a multitarefa. Isso ajudará na geração de ideias.


6) Cuide da sua felicidade

Tristeza pode inibir novas ideias, portanto, trabalhe no autocuidado e na saúde mental.


Agora você está pronto para liberar sua criatividade e deixar fluir suas ideias! Todos nós temos essa capacidade dentro de nós. Experimente essas dicas e veja sua criatividade desabrochar.



Referência:

1- Radel, R., Davranche, K., Fournier, M., & Dietrich, A. (2015). The role of (dis) inhibition in creativity: Decreased inhibition improves idea generation. Cognition, 134, 110-120.


Comentarios


bottom of page