top of page
Buscar

Desenvolvendo Resiliência: Dicas para Lidar com os Pequenos Desafios da Vida






















Infelizmente ou felizmente, a vida não vem com um manual de instruções, um roteiro pré-definido ou um mapa detalhado para seguir. Todos nós passamos por reviravoltas, enfrentamos desafios diários e até mesmo experiências traumáticas que nos afetam de maneiras diferentes. Enquanto algumas pessoas parecem sofrer menos diante de situações adversas, outras podem enfrentar problemas de saúde física e mental devido ao estresse prolongado. No entanto, muitos de nós conseguimos nos adaptar ao longo do tempo e das mudanças, graças à nossa flexibilidade e resiliência.


A resiliência é a nossa capacidade de lidar com as adversidades, como uma espécie de "recuperação" após experiências difíceis. Nosso cérebro possui várias formas de nos ajudar a lidar com momentos estressantes, e uma das maneiras mais eficientes é através da adaptação. É importante ressaltar que desaprender e reaprender são habilidades essenciais, relacionadas a sintomas reduzidos de depressão e ansiedade, além de aumentar a sensação de bem-estar.


Ser resiliente não significa não sentir angústia, frustração, tristeza ou emoções negativas. Na verdade, para ser resiliente é necessário passar por essas emoções desagradáveis. No entanto, é mais saudável aprender a diferenciar situações que podemos controlar daquelas que estão além do nosso controle.


A resiliência é mais um processo dinâmico do que uma característica estática, o que significa que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Ela envolve comportamentos, pensamentos e ações que qualquer pessoa pode aprender e desenvolver. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a exercitar a resiliência e a flexibilidade:


1. Priorize relacionamentos: conecte-se com pessoas empáticas e acolhedoras. Quando outras pessoas validam nossos sentimentos, aumentamos as chances de aprender a validar a nós mesmos.


2. Cuide do seu corpo: sua mente e seu corpo estão interligados. Ao cuidar do seu corpo, você automaticamente cuida da sua mente, e vice-versa.


3. Pratique a atenção plena: a meditação mindfulness nos ensina a deixar passar muitos pensamentos negativos, sem nos apegarmos ou validarmos como verdades absolutas.


4. Evite formas desadaptativas de lidar com os problemas, por exemplo: Beber excessivamente para esquecer os problemas pode trazer mais prejuízos do que benefícios.


5. Ajude outras pessoas: Ao ajudar os outros, você ativa um sentimento de humanidade compartilhada, o que proporciona um propósito para si mesmo e promove a autoestima.


6. Aceite as mudanças e o que você não pode controlar: embora seja uma tarefa difícil, tentar constantemente mudar uma situação (ou um sentimento) pode atrasar a recuperação, fazendo com que ela persista por mais tempo e intensidade.


Desenvolver a resiliência é fundamental para enfrentar os desafios da vida de forma saudável. Lembre-se de que todos nós passamos por momentos difíceis, mas podemos aprender a superá-los, a lidar com nossas emoções e seguir em frente.


Referência:

Flynn, P. J., Bliese, P. D., Korsgaard, M. A., & Cannon, C. (2021). Tracking the Process of Resilience: How Emotional Stability and Experience Influence Exhaustion and Commitment Trajectories. Group & Organization Management, 10596011211027676.


コメント


bottom of page